Lamen (Ramen) e outros macarrões japoneses – Coisas da Rua

Lamen, sem mais delongas!

Sucesso mundial em sua versão rebuscada, que ganha cada vez mais restaurantes especializados em todos os cantos do globo, até mesmo aqui no Brasil; como na sua versão popularizada pelo famoso macarrão instantâneo de 3 minutos, o lamen é uma dessas belezas que merece o seu próprio programa!

No programa de hoje:

  • Sem mais delongas, vamos falar de lamen e outros tipos de macarrão japoneses
  • Cenas de regozijo de Luiz Yassuda provando lamens no Japão
  • E aqui em São Paulo, indicações de onde comer lamen e que tipos pedir

Você pode não acreditar, mas macarrão é algo bastante popular no Japão, há muito tempo.

Assista  Sushi, niguiri e gunkan - Coisas da Rua

O udon teria chegado primeiro, entre os anos 700 e 1200. Sim, há muito tempo! O udon é um macarrão de farinha de trigo e se caracteriza por ser mais grosso e menos elástico: uma leve palitada é capaz de quebrar o fio. Servido com caldo, é uma delícia.

Já na era Edo (1700s), outro popular macarrão, o soba, foi inventado no país. O sobá é feito de trigo sarraceno e tem uma cor mais escura, lembrando algo integral.

O lamen teria sido desenvolvido e popularizado já no século XX, com influências chinesas. Também é feito de farinha de trigo, a sêmola, além de precisar de uma água alcalina para o seu preparo (kansui), o que lhe confere elasticidade e a cor amarela brilhante. Foi um importante alimento após a Segunda Guerra – uma vez que os Estados Unidos exportaram muita farinha de trigo para os japoneses. Além disso, a invenção do macarrão instantâneo por Momofuku Ando, o que chamamos popularmente de Miojo, fez o prato ganhar as casas até de quem não sabia cozinhar (e é assim até hoje).

Assista  Os segredos do pão artesanal da Beth Bakery - Ao Ponto

Lamen é: um macarrão fresco cozido rapidamente, servido com um caldo a base de ossos de porco e frango (tonkotsu), carnes, peixes, algas e outros temperos, temperado com sal, shoyu, miso ou curry e com acompanhamentos, entre os quais o chashu (carne de porco assada), o ajitama (ajitsuke tamago – ovo cozido curado com shoyu, gengibre, sake e mirin), nori, cebolinha.

Serviço

JOJO RAMEN
R. Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso, São Paulo – SP.
Terças a sábados, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h.

LAMEN KAZU
R. Thomaz Gonzaga, 51 – Liberdade, São Paulo – SP.
Todos os dias, das 11h às 15h e das 17h30 às 21h30.

Assista  Você gosta de porco? Os japoneses também! - Coisas da Rua

Siga/Assine Coisas da Rua

Maratone Coisas da Rua. A Temporada 3 está chegando!