Lamen, sem mais delongas!
Sucesso mundial em sua versão rebuscada, que ganha cada vez mais restaurantes especializados em todos os cantos do globo, até mesmo aqui no Brasil; como na sua versão popularizada pelo famoso macarrão instantâneo de 3 minutos, o lamen é uma dessas belezas que merece o seu próprio programa!
No programa de hoje:
- Sem mais delongas, vamos falar de lamen e outros tipos de macarrão japoneses
- Cenas de regozijo de Luiz Yassuda provando lamens no Japão
- E aqui em São Paulo, indicações de onde comer lamen e que tipos pedir
Você pode não acreditar, mas macarrão é algo bastante popular no Japão, há muito tempo.
O udon teria chegado primeiro, entre os anos 700 e 1200. Sim, há muito tempo! O udon é um macarrão de farinha de trigo e se caracteriza por ser mais grosso e menos elástico: uma leve palitada é capaz de quebrar o fio. Servido com caldo, é uma delícia.
Já na era Edo (1700s), outro popular macarrão, o soba, foi inventado no país. O sobá é feito de trigo sarraceno e tem uma cor mais escura, lembrando algo integral.
O lamen teria sido desenvolvido e popularizado já no século XX, com influências chinesas. Também é feito de farinha de trigo, a sêmola, além de precisar de uma água alcalina para o seu preparo (kansui), o que lhe confere elasticidade e a cor amarela brilhante. Foi um importante alimento após a Segunda Guerra – uma vez que os Estados Unidos exportaram muita farinha de trigo para os japoneses. Além disso, a invenção do macarrão instantâneo por Momofuku Ando, o que chamamos popularmente de Miojo, fez o prato ganhar as casas até de quem não sabia cozinhar (e é assim até hoje).
Lamen é: um macarrão fresco cozido rapidamente, servido com um caldo a base de ossos de porco e frango (tonkotsu), carnes, peixes, algas e outros temperos, temperado com sal, shoyu, miso ou curry e com acompanhamentos, entre os quais o chashu (carne de porco assada), o ajitama (ajitsuke tamago – ovo cozido curado com shoyu, gengibre, sake e mirin), nori, cebolinha.
Serviço
JOJO RAMEN
R. Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso, São Paulo – SP.
Terças a sábados, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h.
LAMEN KAZU
R. Thomaz Gonzaga, 51 – Liberdade, São Paulo – SP.
Todos os dias, das 11h às 15h e das 17h30 às 21h30.