Sushi, niguiri e gunkan – Coisas da Rua

Falar de comida japonesa sem falar de sushi? Ok, a culinária japonesa não é só peixe cru. Mas, claro, os pratos mais conhecidos da cultura nipônica merecem um programa só para eles! Hoje vamos encarar belos sushis, niguiris e gunkans de maneira bem tradicional. Está começando mais um Coisas da Rua – Especial Japão.

No programa de hoje:
• Vamos falar sobre esta combinação dos deuses: arroz, peixe e wasabi!
• Passeando pelo Japão, vamos provar diversos ingredientes mais exóticos para nós, brasileiros.
• Em São Paulo, vamos provar sushi da maneira correta, sem banhos de shoyu, sem cream cheese, sem morango!

Assista  De volta ao boteco japonês - Coisas da Rua

Sushi, niguiri e gunkan (sim, vamos falar de peixe cru) – Coisas da Rua

Sushi tem uma longa história. Desde a antiguidade, quando começou-se a plantar arroz nas ilhas, os japoneses tinham uma forma de manter a carne de peixe comestível por mais tempo: os filés eram envolvidos em arroz fermentado, para que não estragassem. Com o tempo, este arroz fermentado, naturalmente mais azedo, passou a ser comido junto com o peixe, dando nome ao prato (sushi significa azedo numa forma arcaica da língua).

Com o passar do tempo, a forma atual do sushi deixou de lado a longa fermentação, uma vez que o arroz fresco e cozido, temperado com vinagre passou a ser mais utilizado, e adquiriu sua forma final, igual a que conhecemos hoje, quando passou a ser preparada com peixes frescos e crus, pescados na Baía de Tóquio e servidos como comida de rua na cidade, que ainda se chamava Edo.

Assista  Autêntico xis gaúcho da Kombi do Chef em São Paulo - Coisas da Rua

Na segunda metade do século XX, com a expansão da cultura japonesa para o ocidente, os sushis ganharam notoriedade como opções deliciosas para serem devoradas em pequenas ou grandes quantidades.

Mas vamos falar do sushi tradicional. Temos que revelar alguns pontos importantes sobre comer sushis. Para isso, vamos sentar ao balcão de um restaurante japonês em São Paulo e comentar como melhor comer esta delícia japonesa!

Se gostar dos pratos mostrados neste programa, veja onde você pode se deliciar com eles:

JIYUU SUSHI
R. dos Estudantes, 166 – Sé, São Paulo – SP
Todos os dias das 12h às 15h e das 19h às 23h30 (segundas e domingos, somente almoço)

Assista  Bares para primeiro encontro de Tinder, Happn, Bumble, OkCupid, Grindr e afins - Listas

Siga/Assine Coisas da Rua

Maratone Coisas da Rua. A Temporada 3 está chegando!